Um novo estudo, com resultados surpreendentes, pode ajudar instituições de saúde a montar as escalas de plantão
Está no ar o segundo episódio da Rádio IBSP, o podcast do IBSP – Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente. O tema deste mini programa semanal é bem familiar aos profissionais de saúde. Qual é o efeito das horas seguidas de trabalho, típicas do plantão, sobre o desempenho de médicos e enfermagem?
>> Conheça os novos Cursos Online IBSP
O médico Lucas Zambon, diretor científico do IBSP, conta as conclusões surpreendentes de um estudo recente, publicado no The New England Journal of Medicine. Os achados podem ajudar as instituições de saúde a pensar suas estratégias para as escalas de plantão. O que seria menos arriscado: diminuir as horas e aumentar as transições de cuidado? Ou aumentar as horas e diminuir as transições? Zambon responde a essa e outras perguntas com base em evidências científicas recentes.
>> Rádio IBSP: Os novos e os velhos problemas com que os hospitais devem se preocupar
>> Burnout do médico dobra risco de incidente para paciente
>> Na enfermagem, excesso de trabalho entre profissionais aumenta em 40% o risco de morte de pacientes
É possível ouvir a Rádio IBSP em qualquer momento (inclusive, indo para o plantão e voltando dele). Pelo celular, tablet, no computador ou em tocadores de arquivos de aúdio. Basta clicar no tocador logo abaixo ou acessar o podcast Rádio IBSP pelo aplicativo Spotify ou pela loja do iTunes. É só procurar por Rádio IBSP, para ficar sabendo de cada novo episódio que irá ao ar.
#saudemental