O Programa

BRASA
Brasil Stewardship de Antimicrobianos

A partir do fato que os cuidados de saúde setor público e privado apresentam diferentes estruturas, realidades e desafios, o grupo de trabalho BRASA buscará identificar lideranças pontuais que estejam prestando assistência e cuidados de saúde segundo critérios de segurança do paciente e riscos de adoecimentos, em particular, por infecções. Com isso, Brasil Stewardship de Antimicrobianos quer ser elemento de ligação dessas lideranças, de modo a integrá-las para um propósito comum: o de gerenciar o uso racional de antimicrobianos em todas as suas etapas.

  • 01Identificar e capacitar lideranças multidisciplinares no gerenciamento do uso racional de antimicrobianos nos diversos cenários e setores, seja público e/ou privado no Brasil.
  • 02Implantar e implementar treinamentos adequados na administração de antimicrobianos (antibióticos), coordenando o compartilhamento de informações e/ou de conhecimentos relacionados a todos os setores do sistema de saúde da Brasil e da sociedade civil.
  • 03Engajar os diversos profissionais de equipes multidisciplinares de saúde do Brasil para propor que o uso de antimicrobianos seja praticado de forma racional e ética.
  • 04 Disponibilizar e integrar as diretrizes nacionais de prescrição de antibióticos existentes, assim como desenvolver outras diretrizes para as infecções ainda não cobertas, na prática adulta e pediátrica, incorporando princípios de administração de antibióticos e testes diagnósticos, com uma linguagem de fácil acesso.
  • 05Identificar as possíveis lacunas no conhecimento atual e na pesquisa / auditoria operacional necessária que informará os programas de uso de antimicrobianos/antibióticos, avaliando os resultados desses estudos e suas evidências científicas de modo a implementar a mudança.
  • 06Auxiliar e ser elemento de ligação com as políticas institucionais e/ou nacionais, assim como da indústria para abordar as questões econômicas e os obstáculos sistêmicos que envolvem os custos e a administração dos antibióticos.
  • 07Promover recomendações para intervenções na administração de antimicrobianos baseadas em evidências de alta qualidade científica, incluindo a estrutura e a organização de programas de administração e promoção de intervenções no controle de infecções de alto impacto em diferentes contextos.